sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia do Discipulador - 12/12

 O Discipulador

O termo preferido para os seguidores de Jesus é “discípulo.” Enquanto no Antigo Testamento encontramos uma referência a discípulo, no Novo Testamento são mais de 250. O primeiro uso da palavra nos Evangelhos está em Mateus 5, no contexto do Sermão do Monte: “E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a sua boca, os ensinava…” (Mt 5:1-2). O Mestre, discípulos, e ensino. Eis o quadro perfeito do ambiente onde o discipulado se processa.


O chamado para seguir a Cristo é sempre um chamado à posição de discípulo. Ele chega ao fim da jornada terrena e transfere aos que Ele mesmo discipulou a missão na qual se envolveu durante todo o Seu ministério: fazer discípulos (Mt. 28:19). Quem se torna discípulo de Jesus é chamado a se converter em um discipulador de vidas para Ele.

O vocábulo discípulo quer dizer simplesmente “aprendiz.” O Dicionário online Workpedia o define como “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. Pessoa que adota uma doutrina. O que segue as idéias ou imita os exemplos de outro.” Portanto, o discípulo de Cristo é:
  1. · Quem é por Cristo instruído, adota Sua doutrina, segue suas idéias e O imita.
  2. · Aquele em cuja vida o Mestre se reproduz. É a Sua extensão. Sua reprodução. A expressão de Sua vida.
  3. · Aquele que reflete o caráter de Cristo e anda em Suas pegadas.
  4. · O que abraçou o desafio do Mestre de renunciar a tudo e tomar a cruz: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:26,27).
  5. · Os que, ao crerem em Jesus, tomaram a firme determinação de viver a Sua exigência de discipulado: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos” (Jo. 8:31). PERMANÊNCIA NA PALAVRA DE CRISTO. Ele mesmo é a PALAVRA.

Quando Jesus nos comissiona: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado…” (Mt. 28:19,20), deixa claro que nosso chamado é muito mais do que orar pelos perdidos, amá-los ou levá-los a tomar uma decisão de seguir a Cristo. É empenhar-nos em todo um processo da formação de Cristo (Gl. 4:19) no caráter do discípulo e equipá-lo para cumprir a mesma missão de formar novos discípulos, no espírito de 2 Timóteo 2:2: “Pois você deve ensinar aos outros essas coisas que você e muitos outros me ouviram falar. Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que, por seu turno, as transmitirão a outros” (A Bíblia Viva).


O discipulador é aquele que se devota a dar tudo de si para que o discípulo alcance a maturidade em Cristo e a plenitude do seu potencial em Deus. É um pai ou uma mãe espiritual que se empenha para ver na vida do discípulo tudo quanto já experimentou em Cristo e, com ele, como companheiros de jornada, caminha rumo ao alvo do “conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef. 4:13). E isso em temor e tremor, consciente de que é apenas um irmão mais velho do novo discípulo, ainda em processo de formação.

 
O discipulador é um discípulo de Cristo que, porque já abraçou as exigências do discipulado e as busca viver, pode tomar a mão do novo discípulo e encorajá-lo no processo de aprendizagem. Porque vem percorrendo o caminho, pode conduzi-lo com segurança pela força do exemplo e do ensino paciente e perseverante.

Parabéns pelo seu dia, Discipulador!

0 comentários:

Postar um comentário